quinta-feira, 15 de março de 2007

Ideias

Muito bem, vamos às ideias e às visões de partido. Partilho com vocês algumas, que são pessoais. Não sei se Paulo Portas concorda com elas ou não. Ainda assim estou convencido que é com ele que verei o partido seguir nesta direcção.
*O Estado deve garantir funções básicas: Justiça, Defesa, Segurança Interna, possivelmente Saúde. Deve ainda possibilitar que quem não tenha poder económico para aceder às condições mínimas de vida (a definir, é fatal, pela política) o possa fazer (por exemplo por um sistema de vales, como o vale-ensino - i.e., não há necessidade de ser o Estado a oferecer esses serviços).
*Reconhecer o individualismo: a sociedade e a economia avançam da iniciativa pessoal e privada e não da planificação ou duma vontade colectiva inextricável. Por isso a sociedade tem que deixar os indivíduos em paz, e nao regulamentar a sua vida a torto e a direito.
*A Economia e a Política são duas coisas diferentes. A Economia não pode ser política porque depende de factores que a política não controla - mais vale deixá-la estar em paz. A Política deve ser económica e não se meter em tudo e mais alguma coisa.
*O CDS tem que ter uma posição perceptível nas matérias que assaltam as pessoas: Política Fiscal, Justiça (com isto resolvíamos a maior parte dos problemas do país) mas também Educação ou Segurança. Estas posições devem ser coerentes entre si.
*As distritais e concelhias devem ter autonomia local (pois estão próximas das populações), mas devem ser ouvidas quando o Partido toma posição em matérias que lhes dizem respeito.
*Os Conselhos Nacionais não devem servir apenas para discutir a vida do partido, como também para discutir questões de política e de estratégia.

Ficam os apontamentos.

Sem comentários: