quinta-feira, 26 de abril de 2007

Congresso

Obrigado.

Perigo: Post longo, sentimentalista e fastidioso.

Lembro-me do dia 18 de Dezembro de 2001 como se ontem tivesse sido. Era o dia que se seguia ao debate televisivo entre os candidatos a Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Era um dia chuvoso. Foi o dia em que eu e um amigo marcámos ir de propósito ao Caldas, filiarmo-nos na Juventude Popular.

Fomos de Metro, sendo que o caminho entre a estação e o Largo Adelino Amaro da Costa não foi exactamente pacífico. Para começar não sabíamos onde era o nosso destino. Depois veio um grupo de rapazes que nos queria levar os telemóveis, conseguindo apenas ficar um gorro arrancado da cabeça do meu amigo… Por fim, ainda conseguimos apanhar uma razoável molha.

Desistir? Ir para casa enxutar as roupas? Nem pensar, quando se está tão perto!

Entrámos no Caldas, perguntámos ao porteiro onde era a JP (era no terceiro andar…) e fomos avisados que o elevador só subia até ao segundo andar. Elevador, 2º andar e, de repente, damos de caras com nada mais, nada menos que o Presidente do Partido.

Tentando não ficar intimidado, ainda que hirto como um soldado na formatura, fui cumprimentado com um sorriso e um “Então…? Que andam por aqui a fazer?”. “Vieram-se filiar? Muito bem!” – disse ele, enquanto apertava a mão segura e carismaticamente.

Entretanto apareceu uma senhora a dar os parabéns pelo desempenho no debate do dia anterior (o tal dos candidatos à Presidência da Câmara) e nós subimos os dois lances de escada que faltavam até ao terceiro andar. Estávamos filiados.

Como devem estar a pensar, e bem, esta estória é um hino ao sentimentalismo nostálgico. É pouco útil.

Ainda assim existe e merece ser contada. Merece ser lembrada para explicar o simples facto de que argumentos mais não houvessem, competência maior não existisse, visão acutilante lhe faltasse, Paulo Portas seria sempre o Presidente que eu conheci naquele dia. Quando comparado a outrem com tanta capacidade para liderar o CDS (que desconheço existir), Paulo Portas teria sempre esta vantagem comigo: ele foi e é Presidente; nunca reconheci esse estatuto a outro.

Obrigado João Pedro Gomes por teres criado este espaço de apoio ao nosso Presidente e por me teres concedido a honra de aqui escrever em conjunto com os amigos que partilhavam a mesma ambição: ter de volta o CDS-PP.

Conto continuar a partilhar este blog com todos os amigos que aqui escrevem e espero que este espaço perdure enquanto os mesmos acharem que faz sentido, neste ou noutro formato.

O vosso,


João Prazeres de Matos.

www.cds.pt

Nova Imagem.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Birras...

Estamos conversado quanto a quem é o "menino da bola" no CDS.

Aliás, esclareço que não foi Paulo Portas que a colocou off-line, foi Ribeiro e Castro que "levou" consigo os conteúdos, do género criança mimada, que quando lhe tiram um brinquedo faz birra e amua. Enfim, é caso pra dizer que Ribeiro e Castro está "under reconstruction"...

Pergunta

É verdade que foi o Dr. Ribeiro e Castro quem removeu o site do partido da internet? Se foi, porque o fez, quando na altura que entrou para a liderança criticou o partido (e aí justamente) pela sua fraca presença na internet? A ser verdade, Dr. Ribeiro e Castro, é vergonhoso... Mas eu não quero acreditar que seja verdade.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Pequena “InConfidência”

No sábado, no Caldas, onde estive como delegada da candidatura do Dr. Paulo Portas (com muito orgulho) encontrei uma pessoa por quem tenho uma admiração incondicional. Depois de terem fechado as urnas cruzei-me com o Prof. Rosado Fernandes, que tinha lá ido votar (não sei em quem, mas também não me interessa nada), e como sempre os meus olhos brilharam de emoção. Tive oportunidade de falar, ainda, algum tempo com ele, quer dizer, basicamente ouvi porque não é todos os dias que temos esta oportunidade de " O ouvir”. Os assuntos foram vários mas mais centrados na educação, todos os que estavam naquela sala a “ouvi-lo” ficaram faxinados (eu confesso que já sabia com o que poderia contar mas surpreende-me sempre) com aquela forma tão própria de comunicar e de transmitir imensa sabedoria.
Quando saiu, pensei: O Partido está mesmo a mudar e é de pessoas como o Professor (que já tanto tempo não via por ali) que nós precisamos!
Então não é que tinha razão! MUDOU MESMO!

O futuro é agora

Ainda não tinha tido oportunidade de comentar o resultado das directas no CDS. É que ao contrário da população em geral, eu trabalho ao fim-de-semana. Como tal fui votar no sábado depois das sete, fui esperando os resultados no Ipanema e acabei por me deitar muito tarde. Ontem trabalhei o dia inteiro e nem vi decentemente as declarações de Portas ou de ReC.
Felizmente a tecnologia liberta, e com a ajuda da Internet podemos ver a notícias, as reacções, os comentários, etc, quando quisermos e de quem quisermos.
Fiquei naturalmente contente com o resultado e com a expressividade do mesmo. Mostrou que nós por aqui e todos os que esse país fora deram a cara pela mudança não estavamos a fazer parte de nenhum "assalto" ou de uma "minoria que saiu dos arbustos", ou afins epítetos. Mostrou que a vontade de mudança era esmagadora (curiosamente, ou não, da ordem de grandeza dos resultados do CN de Torres Novas) e que todos os expedientes para a atrasar foram chumbados por boa parte do partido. Ainda assim, lamento o título do Público de ontem. Ao contrário do lá se lia, Portas não "arrasou" Castro. Portas teve uma vitória arrasadora, é certo, mas essa foi afirmativa e não contra Castro ou outrém. Portas praticamente nunca falou de ReC na campanha, limitou-se a defender a sua visão de partido.
Daqui em diante há muito que fazer. Julgo que o partido tem muitas estruturas que criar. Deve apostar na massa crítica e debater temas variados sem complexos. Alías, já o tinha dito, os CN podem servir para isso mesmo. Confesso que não seguiria como prioritárias as área da Cultura e do Ambiente (aliás eu acabava com o ministério da Cultura, acho-o um bocado sinistro).
Particularmente contente fico com a possível organização de tendências no interior do partido. Acho que pode fortalecer essa massa crítica, e criar dinamismo nas propostas. O partido poderá beneficiar de vários pontos de vista sobre várias matérias, e fazer, finalmente, a síntese das correntes de pensamento que o compõem.

PS: penso que este blogue pode e deve continuar até ao congresso do CDS. Depois logo vemos.

domingo, 22 de abril de 2007

Vitória consumada

Ecce provatum est, caros amigos!

A vitória do dr. Portas no distrito de Leiria que, de resto, seguiu a tendência concretizada do país, foi o dado lançado para mostrar que a força que o outro lado tinha na região, estava assente em areia.

Estamos todos de parabéns!

Saudações a todos e, em especial, ao distrito de Leiria renovadamente portista, a que me orgulho de pertencer.

Virar de Página

Estando tudo praticamente dito acerca das eleições directas de ontem, que conduziram, como era nosso objectivo, o Dr. Paulo Portas a presidente do CDS/PP, resta apenas felicitar o Dr. Portas pelo magnífico resultado ontem conseguido e lançar uma palavra de apreço aos derrotados de ontem, que deixaram de o ser após a contagem do último voto, porque SOMOS TODOS CDS!

Espero que a acção deste blog não se tenha esgotado com as eleições directas. Num novo formato, é certo, julgo que continuaremos a ter espaço de intervenção neste local. O Dr. Paulo Portas refere que pretende grupos de pensamento dentro do partido, onde se estudem temas e emitam opiniões. Porque não seguimos essa ideia e transformamos este blog num fórum de pensamento e de ideias relativamente quer a políticas de juventude quer a temas que sejam actuais na sociedade portuguesa?

Sugiro desde já um nome: Fórum Nova Esperança

Aguardo pela vossas opiniões. Sem vós não será possível

www.cds.pt


Concordo

Saibamos agora unir o CDS para vencer 2009.

Resultdos Nacionais

Paulo Portas - 74,6%
Ribeiro e Castro - 24,8%

Mais resultados

Concelho de Lisboa

Votantes: 426
Paulo Portas: 332
Ribeiro e Castro: 93
Nulos: 1

Uma vitória mais que clara da vontade de mudança. 78%!