sábado, 7 de abril de 2007

WebCameron

Aqui está algo interessante e inovador que vale a pena tentar no quadrante da direita. Contacto directo com o público e resposta às suas dúvidas e explicar a posição partidária em tópicos na ordem do dia.

Porque não criar uma TV-Portas no youtube ?

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Essa coisa de liberdade

A liberdade do indivíduo assusta muitos. As maiores máquinas de terror da história foram montadas para acabar com a liberdade humana.
Há dois tipos, fundamentais, de entendimento. Ou o homem é livre de per se, e o que o Estado
faz só pode diminuir essa liberdade - i.e., o homem deve ser protegido da coacção do Estado - liberdade negativa. Ou o homem precisa de um Estado forte para ser livre - precisa que oEstado lhe garanta certas condições mínimas - liberdade positiva.
Há um livro nas bancas (Rousseau e Cinco Inimigos da Liberdade) em que o autor, Isaiah Berlin, destrói Fichte, Rousseau, Hegel, entre outros, que defendem o segundo conceito de liberdade (poderia também falar de Marx, por exemplo). Berlin mostra que o conceito segundo o qual necessitamos da força do Estado para ser livres leva, vezes demais, a que seja imposto ao indivíduo uma forma de vida. A sociedade é formatada segundo alguns padrões e que se lixem as vontades individuais.
Também por isso sou defensor do conceito de liberdade negativa. Aquela segundo a qual nós todos temos direito de viver como queremos e entendemos desde que não entremos em conflito com a escolha de vida de outro indivíduo. E é por isso que defendi o Não ao aborto, por entender que as escolhas de um indivíduo se devem poder sobrepôr à vida de outro. Por isso defendo o fim dos casamentos civis, porque acho que as escolhas de dois (ou mais, na verdade) indivíduos em se juntarem não deve ser "vigiada" pelo Estado - e quem quiser casar segundo qualquer religião deve fazê-lo com toda a liberdade, sem ter que "dar baixa" ao Estado. Por isso defendo liberdade na educação, pois todos pagamos um sistema gratuito (reparem no contra-senso) que é miserável em muitos sítios e não permite que um prestador privado compita com o hegemónico (e formatador) "serviço público". Por isso defendo a baixa agressiva dos impostos, por muito politicamente nonsense que alguns a achem, para permitir que nos sobre a todos mais dinheiro no bolso, para fazer as nossas escolhas, e não as que o Estado predeterminou (ainda que esteja convencido que o sistema vai morrer por dentro, com tantos impostos que um dia todos sejamos obrigados a fugir). E por isso defendo a multiplicação de licenças de televisão para mais variedade de expressão e de pensamento (e, confesso, o fim das novelas depois de jantar...).

E mais diria. Mas este é um blogue de apoio a Paulo Portas. Será Portas o embaixador destas ideias no CDS? Não de todas, certamente. É Ribeiro e Castro? Provavelmente de nenhuma. Eu quero um CDS em que possa defender estas ideias livremente. Em que sejam discutidas e ponderadas.
Se eu quisesse um partido que defendesse as minhas e só as minhas convicções, ia ali fundar o Partido do Micha. Que ia ter uma linda história de 1 voto, eleição após eleição... Ao aceitar estar num partido (até nem estou, mas estar numa "Jota" vai dar ao mesmo) aceito que eu defenda coisas diferentes das do partido, e o partido defendas coisas diferentes das minhas. É a vida.
Têm aqui pois mais algumas ideias, minhas e não de Portas, para o futuro da Nação.

Combate de Ideias

Acusaram-nos disto.

Desafio então todos os colaboradores deste blogue e demais apoiantes do Dr. Paulo Portas a deixarem aqui as suas ideias para o Partido Popular e para o país.

Desafio também a concorrência.

Que vençam os melhores argumentos.

Esclarecimento ideologico

"o Dr. Portas quer um partido MESMO LIBERAL, e isso vai implicar CASAMENTO E ADOPÇÃO DE HOMOSSEXUAIS, NUM NÃO MODERADO AO ABORTO (senão mesmo um SIM)."


Para um liberal a questão da orientação sexual diz respeito apenas a cada um. O estado e/ou os partidos não podem impor uma moral sua aos outros.

A adopção monoparental é legal e que eu saiba ninguem pergunta aos candidatos com quem vão para a cama.

Por fim, para um liberal, a liberdade de cada um é inviolável. Assim, atribuída ao ser intra-uterino a condição de pessoa humana este é, de per si, dotado de direito a esta mesma vida.

Portas esteve presente junto dos movimentos civicos pelo NÃO. Pessoalmente achei bem o CDS ter tido uma posição oficial pelo NÃO, só me aborrece é o facto de muita gente só estar no partido por isso. E sinceramente, a politica de sacristia já chateia. O CDS/PP é mais que a luta contra a IVG.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Está quase...

Caros amigos, já falta pouco para o CDS/PP voltar a ser um partido onde todos queremos estar. Estão quase aí as eleições directas para a escolha do novo líder do CDS/PP.

Pelo que já vi por aí pela internet, as ofensas a este blog são mais do que muitas. Não liguemos a elas: sabemos que temos a razão do nosso lado, e a única coisa que queremos é fazer um CDS/PP melhor. Se calhar isto para alguns causa confusão, porque violará direitos que erradamente têm (ou tinham) como adquiridos. Não respondemos a provocações, por mais baixas que elas possam ser, centremo-nos na preparação das eleições directas, para que tudo corra pelo melhor. O país está a ver, e temos de passar nesta prova com distinção. O nosso adversário não é o Dr. Ribeiro e Castro, mas sim o Eng.(?) José Sócrates e as suas políticas únicamente para a imprensa.

Em cada concelho, em cada nucleo, junto de cada militante, temos o nosso trabalho a fazer. As eleições só se ganham após as contagens dos votos, o nosso caminho a percorrer ainda é longo. Contamos com a colaboração de todos.

O Dr. Paulo Portas escreverá, muito brevemente, um texto para este blog. Até lá, se pretenderem enviar sugestões de campanha e de temas a focar na mesma e na actuação futura do partido, enviem-nas por mail para pauloportas2007@gmail.com, pois serão encaminhadas.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Portas quer fazer no CDS «oposição melhor e partido maior»

O ex-líder do CDS-PP Paulo Portas afirmou esta terça-feira que, se voltar à presidência dos democratas-cristãos, quer fazer «uma oposição melhor e um partido maior», dizendo que não acredita num CDS «marginal ou residual».
«A questão em 2007 é provar que se pode fazer a partir do CDS uma oposição melhor e do CDS um partido maior», afirmou Paulo Portas, num almoço em Lisboa organizado pelo American Club.
Lembrando que «há dez anos ninguém acreditava que o CDS podia ser Governo» e foi, Portas salientou que o CDS em que acredita «não é uma força marginal nem residual».
«O CDS em que acredito é um dos três partidos que em Portugal pode ser Governo. Espero que seja dos três o mais atento à sociedade», afirmou.
Portas salientou que o crescimento do CDS «só é possível abrindo ao centro-direita e ocupando descomplexadamente esse espaço», mas avisou que essa abertura terá consequências.
«Para se representar um espaço maior tem de ser mais aberto nas posições (...) Os partidos que crescem não são seitas que segregam, são instituições abertas à variedade», alertou Portas.
Numa palestra que tinha por tema «Uma visão para o centro-direita em Portugal», Paulo Portas aproveitou para anunciar que entregará quarta-feira as 250 assinaturas necessárias para se candidatar à presidência do CDS e apresentar as suas linhas gerais de orientação política.
«O CDS que espero construir é um partido credível, moderado e que assenta na reputação da qualidade dos seus quadros», disse.
Portas defendeu ainda que, num espaço partidário dominado pelo «centrão», o CDS terá a ganhar com a modernização do seu discurso e com «uma agenda focada» em dois eixos, social e económico.
Nas políticas sociais, o ex-líder democrata-cristão elegeu a saúde e a segurança social como as principais preocupações, enquanto, no eixo económico, prometeu «uma atenção especial» à carga fiscal.
A abertura a novos temas de ciência, cultura e ambiente será também uma preocupação de Portas, caso seja eleito líder do CDS.
«Quem não souber entender esta sociedade urbana não perceberá o Portugal do século XXI», justificou o ex-ministro da defesa, elegendo como «valores essenciais» de orientação a autoridade e a responsabilidade.
Perante os membros do American Club, o deputado justificou a opção de querer voltar «a um lugar onde já foi feliz», ou seja, à presidência do CDS-PP.
«Não encaro o meu gesto como um regresso nem sequer como uma continuação mas como uma etapa nova perante uma situação nova. De outro modo não seria motivador», disse.
As críticas ao primeiro-ministro José Sócrates vieram em resposta a uma pergunta da assistência, sobre o novo aeroporto da Ota.
«Acho o primeiro-ministro estranhamento indiferente às dúvidas técnicas levantadas acerca do projecto. Tão importante como ter espírito de decisão é saber decidir bem», afirmou Portas, justificando esta posição cautelosa com o estatuto de candidato à liderança do CDS-PP.
«Até dia 21, não posso, não quero e nem devo substituir-me à liderança do partido na observação dos factos do quotidiano político», salientou.
Ainda assim, Portas defendeu que, perante «um primeiro-ministro forte nas qualidades e forte nos defeitos», a oposição «não pode parecer resignada».
«O engenheiro José Sócrates gostaria que tudo ficasse na mesma na oposição. Se decidi candidatar-me é porque não tenciono fazer-lhe esse favor», garantiu.
Diário Digital

Será que...

Quem é a Exma. Sra. Vera Reymão, que nos faz o favor de brindar, com uma periodicidade quase diária, com magníficas considerações sobre o Dr. Paulo Portas e todos os seus apoiantes (como nós)?

É que nunca ouvi falar em tão distinta pessoa, que apareceu nas últimas semanas com o único propósito de desestabilizar e denegrir o nome do Dr. Paulo Portas...

Será que... Não, não digo mais... vejam quem ganhou (e como ganhou, como foi proposto o nome) o prémio Sakharov em 2001...

São coincidências a mais...

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Sondagem - Portas líder da Oposição a Sócrates

Paulo Portas é apontado pelos portugueses como o político capaz de fazer a oposição mais cerrada ao Governo de José Sócrates. O líder do maior partido da oposição, Marques Mendes, perde assim terreno para o ex-ministro da Defesa, numa altura em que Paulo Portas já prepara o regresso à presidência do CDS-PP.
De acordo com uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, 25,7 por cento dos inquiridos considera que o ex-líder do CDS é o político com capacidade de fazer a oposição mais aguerrida ao Governo, contra 22,5 por cento que aponta Marques Mendes como melhor opositor. Francisco Louçã, do BE, surge em terceiro lugar com 16,5 por cento e Jerónimo de Sousa, líder do PCP, em último, com apenas 8,4 por cento. Já 26,8 por cento dos inquiridos não tem opinião.Mas no eleitorado do PS, Marques Mendes continua a ser considerado o líder que melhor oposição pode fazer a José Sócrates, apesar de a diferença em relação a Paulo Portas ser muito ténue. Se 24,3 por cento dos eleitores que votaram no PS nas últimas legislativas diz que Marques Mendes pode fazer a oposição mais cerrada ao Governo, 22,6 por cento considera que esse papel só pode ser desempenhado por Paulo Portas. Já 17,4 por cento afirma que Francisco Louçã é o melhor opositor e 10,9 por cento prefere Jerónimo de Sousa.
À direita, no eleitorado do PSD, Marques Mendes é apontado por 35,5 por cento como o político que melhor oposição pode fazer ao Governo. Porém, grande parte dos eleitores que votou no PSD em 2005 (24,2 por cento) diz que Paulo Portas será o melhor opositor. Por outro lado, junto do eleitorado do CDS Marques Mendes está longe de se afirmar como líder de oposição e os únicos nomeados foram Paulo Portas, apontado como melhor opositor por 63,1 por cento dos eleitores, e Francisco Louçã, referido por 9,7 por cento.
As mulheres (32,6 por cento) também consideram Paulo Portas o melhor opositor. Já os homens (29,3 por cento) prefere Marques Mendes.

Sobre a crise interna do CDS-PP

...a minha posição é esta.

Alguém anda a fazer a diferença


Numa curta passagem por Frankfurt deparei-me com este placard. Sem comentários...


domingo, 1 de abril de 2007

Triste espectáculo

Triste é mesmo a verdadeira palavra para descrever como me sinto ao ver a campanha vergonhosa que uma facção (sim, porque é mesmo disso que se trata) do CDS/PP está a utilizar para denegrir, via internet, o Dr. Paulo Portas e quem o apoia. Desde mails a ofender pura e simplesmente até videos do youtube, passando por mails com fotos em que o Dr. Paulo Portas é retratado da pior forma. É triste, porque já viram que o seu ciclo acabou e que no dia 21 deste mês um novo ciclo se abrirá, e recusam-se a aceitar, democraticamente as regras do jogo.

Ontem o Conselho Nacional do CDS/PP, órgão máximo entre congressos, deliberou por 3/4 dos seus membros aprovar as eleições directas, dando cumprimento a uma promessa irrealizada do presidente do nosso partido, que estava consagrada na sua moção "2009". Foi uma votação democrática onde não me parece que ninguém tenha sido coagido a votar de que maneira fosse. E a proposta da CPN actual teve pouco mais do que 50 votos, o que leva a crer que, muitos apoiantes do Dr. Ribeiro e Castro pura e simplesmente já deixaram de o ser.

Peço, para bem do nosso partido, que nos deixemos destas ofensas gratuitas que não beneficiam ninguém e apenas prejudicam o nosso partido.

Deixemos que sejam os militantes do CDS/PP a decidir, na certeza de que saberão tomar a decisão correcta!