segunda-feira, 2 de abril de 2007

Sondagem - Portas líder da Oposição a Sócrates

Paulo Portas é apontado pelos portugueses como o político capaz de fazer a oposição mais cerrada ao Governo de José Sócrates. O líder do maior partido da oposição, Marques Mendes, perde assim terreno para o ex-ministro da Defesa, numa altura em que Paulo Portas já prepara o regresso à presidência do CDS-PP.
De acordo com uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, 25,7 por cento dos inquiridos considera que o ex-líder do CDS é o político com capacidade de fazer a oposição mais aguerrida ao Governo, contra 22,5 por cento que aponta Marques Mendes como melhor opositor. Francisco Louçã, do BE, surge em terceiro lugar com 16,5 por cento e Jerónimo de Sousa, líder do PCP, em último, com apenas 8,4 por cento. Já 26,8 por cento dos inquiridos não tem opinião.Mas no eleitorado do PS, Marques Mendes continua a ser considerado o líder que melhor oposição pode fazer a José Sócrates, apesar de a diferença em relação a Paulo Portas ser muito ténue. Se 24,3 por cento dos eleitores que votaram no PS nas últimas legislativas diz que Marques Mendes pode fazer a oposição mais cerrada ao Governo, 22,6 por cento considera que esse papel só pode ser desempenhado por Paulo Portas. Já 17,4 por cento afirma que Francisco Louçã é o melhor opositor e 10,9 por cento prefere Jerónimo de Sousa.
À direita, no eleitorado do PSD, Marques Mendes é apontado por 35,5 por cento como o político que melhor oposição pode fazer ao Governo. Porém, grande parte dos eleitores que votou no PSD em 2005 (24,2 por cento) diz que Paulo Portas será o melhor opositor. Por outro lado, junto do eleitorado do CDS Marques Mendes está longe de se afirmar como líder de oposição e os únicos nomeados foram Paulo Portas, apontado como melhor opositor por 63,1 por cento dos eleitores, e Francisco Louçã, referido por 9,7 por cento.
As mulheres (32,6 por cento) também consideram Paulo Portas o melhor opositor. Já os homens (29,3 por cento) prefere Marques Mendes.

1 comentário:

David Martins disse...

Está bem cotado entre as senhoras. LOL