sexta-feira, 20 de abril de 2007

O futuro espera

Caros amigos,
agora que chega ao fim a campanha eleitoral, deixo-vos as minhas reflexões finais.
Quando aceitei o convite para vir aqui escrever (obrigado China ;)) vim para apoiar o caminho que me parecia melhor para o partido. O caminho que aliás todos que me conhecem sabem que defendo. Logo disse que dos que aqui escrevem conheço alguns, outros não. O que nos junta é a liderança do CDS - noutras questões continuaremos a ter as opiniões e as divergências que nos aprouver. E isso parece-me importante: juntámo-nos alguns aqui em torno da candidatura de Portas, ainda que cada um tenha as suas razões para o apoiar. E se de hoje em diante não concordarmos (lá sei...) isso advém de um facto muito simples, que terá sido o que mais caro custou a ReC: é que Portas reúne todos os descontentes com os últimos dois anos, e são mais que os contentes.
Logo após o anúncio de Portas vimos o CDS subir nas sondagens, bons sinais! Também não faltou tempo para que viessem os primeiros excessos de linguagem, nada abonatórios. A campanha acabou por não ser muito agressiva, ainda que do lado de Castro se falasse muito mais em Portas que ao contrário, o que não deixa de ser engraçado quando pensamos que é Portas que desafia Castro.
Liberal que sou, aqui me confessei, expliquei porque é que acho que o CDS não deve ser um partido liberal (no curto prazo, vá) e no mesmo post parece que antecipei o slogan de Castro. Não há coincidências, mas escrevi: Eu acredito em Paulo Portas.
Aqui deixei as primeiras notas de como vejo a política e como penso que o CDS pode evoluir. Já lá dizia que eram ideias minhas, e que não sabia se Portas concordava. E com algumas não concordará. Mas viríamos a ver que Portas vinha com ideias de deixar todos falar, sem medo. Independentemente do que me separa de Portas, ideologicamente, sei que neste momento é nele que reside a possibilidade de o CDS sair do marasmo.
Não prescindo, evidentemente, de uma base: liberdade, individualismo (entendido como o dever de respeitar o projecto individual de vida de cada um, e não como um projecto de vida de isolamento social), economia aberta e justiça rápida.
Fiz a resenha do CN de Óbidos como o vivi, e felizmente não se confirmou o que temia em relação ao local do CN seguinte. CN em que o caminho defendido por Portas teria ainda mais larga maioria que em Óbidos. Mas já em Óbidos se veria que dificilmente se pode considerar a vontade duma larga maioria de conselheiros como um golpe de estado ou uma opa ou o que valha.
Até porque (...)ninguém deve ter medo do voto dos militantes. Eles são os donos do partido, e saberão, no voto em Congresso ou em Directas, escolher quem melhor lhes parece para dirigir o partido. E nessa escolha influíra também a forma como cada um se portou nesta questão.
Infelizmente não se esclareceu tudo, o que torna a decisão um pouco menos informada.

A dada altura ficou claro, os dois caminhos são entre quem quer «amarrar [o CDS] a uma única corrente de pensamento que, com jeitinho e boa vontade, lá vai deixando que outras por lá coexistam em minoria» e quem quer que todas [as visões moldem] o CDS, a qualquer momento.
O post mais comentado que tive o prazer de escrever versava sobre a minha visão de liberdade, e consequente defesa de o
fim dos casamentos civis (Deus nos livre!) , liberdade na educação e a baixa agressiva dos impostos. Junto aqui mais uma causa, só porque também é polémica e gosto de ver algumas pessoas caírem da cadeira com o que defendem os "rebeldes jovens populares": o fim do salário mínimo nacional.
E enfim, os restantes posts são mais recentes, não queria maçar-vos mais. Fica a minha campanha passada a fino.

3 comentários:

João Pedro Gomes disse...

Muito obrigado Micha pela facto de te teres juntado a nós neste blog e pela disponibilidade que sempre tiveste em prol do mesmo. Concordo com o que escreveste na íntegra, apesar de termos tido divergências políticas, aquilo que nos juntou a todos neste espaço foi o querermos o melhor para o nosso partido. E, na minha humilde opinião, penso que atingimos esse objectivo, com o nosso modesto contributo.

Muito obrigado por tudo.

Diogo Moura disse...

Micha, muito bom!

James Aurens disse...

Micha

Bela sintese, de ti não esperava menos.

Vamos rumo a vítória