sexta-feira, 20 de abril de 2007

Eleitorado do CDS-PP dá 17,2 valores a Portas

Em vésperas de eleições directas no CDS-PP, Paulo Portas tem 17,2 valores e o seu adversário, o actual presidente do partido Ribeiro e Castro, não chega à positiva, ficando-se pelos 8,7 valores junto do eleitorado que votou nos centristas nas legislativas de 2005.Este é o resultado de uma sondagem CM/Aximage realizada entre os dias 16 e 18 deste mês, na qual os inquiridos avaliam a actuação dos dois candidatos numa escala de 0 a 20.
Segundo o estudo de opinião, Portas tem o seu pior resultado no eleitorado socialista: 6 valores. Mas, entre os votantes sociais-democratas obtém o seu segundo melhor score, 9,6 valores. Em contraponto, Castro merece melhor apreciação junto dos eleitores socialistas e da CDU, 7,2 e 4,5 respectivamente.
Portas, contudo, está melhor colocado que Castro para os portugueses na faixa etária dos 45 aos 49 anos. E também leva vantagem entre os jovens, dos 18 aos 29 e na faixa etária dos 30 aos 44. Só perde junto dos cidadãos a partir dos 60 anos e por 0,5 valores. Isto é, 7 contra os 7,5 valores de Castro. Na avaliação global, ambos ficam abaixo dos dez valores: Castro com 7,2 e Portas com 8,5.

Sondagem Correio da Manhã/Aximage
Ficha Técnica:
OBJECTIVO: Avaliação da actuação de Ribeiro e Castro e Paulo Portas UNIVERSO: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais residentes em Portugal em lares com telefone fixo. AMOSTRA: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade e escolaridade) polietápica e representativa do universo, com 600 entrevistas telefónicas (327 a mulheres) PROPORCIONALIDADE: A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida com reequilibragem amostral TÉCNICA: entrevista telefónica C.A.T.I. TRABALHO DE CAMPO: Entre 16 e 18 de Abril de 2007 TAXAS DE RESPOSTA: 72 por cento. Desvio padrão máximo de 0,022.

Sem comentários: