sexta-feira, 30 de março de 2007

Campeonato de Advogados

Para quem me conhece, sabe a minha opinião sobre a classe em geral. De tudo o que se tem passado, digamos que não melhorou substancialmente.

Batalhas jurídicas vazias de conteúdo, mas cheias de intenções políticas - e quiça outras - invadiram o partido nos últimos tempos. Liberais ou conservadores, parece-me que todos estaremos de acordo quanto aos malefícios de uma legislação nacional demasiado complexa, dispersa, incompreensível porque por vezes contraditória, e no fundo desvirtuadora do espírito com que muitas vezes são criadas. A lei não deve existir simplesmente para haver regras, mas antes para através destas dotar o país de mais uma forma de seguir políticas, mantendo a ordem mas também o bom senso generalizadamente aceite pelo Povo. A lei não existe para complicar, nem tão pouco para dar trabalho e emprego a advogados que continuam a sair em massa das nossas universidades.

Mas a discussão ainda nem sequer atingiu este nível. O problema é que não podemos enfrentar este problema que todos já detectámos e contestamos com telhados de vidro...

Sem comentários: