O direito a escolher
Não sei se alguém viu o último Prós e Contras nesta segunda-feira mas eu segui o debate com algum interesse e hoje não podia deixar de comentar sobre uma afirmação de Miguel Portas.
Sobre o que defende a esquerda para o Serviço Nacional de Saúde este afirma que ao contrário da direita, o Bloco defende o usufruto do SNS por todas as classes sociais, ricos e pobres, porque assim, afirma, terá a certeza que o SNS funcionará sempre melhor.
Para além de profundamente hipócrita esta atitude é também desprestigiante para o SNS. O motivo subjacente à afirmação seria que os serviços actualmente funcionam mal porque são só para gente de fracos recursos económicos e que convém à direita que esta situação continue é só da propaganda mais populista e desonesta que pode haver num debate televisivo.
1º O dinheiro não cresce nas árvores e para o estado financiar um SNS verdadeiramente universal teria que cobrar mais impostos. Presumivelmente aos mais ricos mas isso criaria melhores condições para desemprego porque não haveria dinheiro nem para pagar salários nem para investimento e gerava o consequente marasmo (que se viu no Reino Unido na década de 70) de gente dependente de subsídios de desemprego e do rendimento mínimo.
2º Se não quiserem aumentar impostos, a esquerda que tanto gosta de falar em justiça social está a perverter este conceito ao permitir o financiamento estatal de serviços de saúde a quem os pode pagar.
3º Retira o poder de escolha às pessoas, criando monopólio de estado fazendo com que qualquer pessoa que se sinta insatisfeita com os serviços prestados pelo estado não tenha mais nenhum outro onde recorrer. Inclusivamente existem pessoas com fracos recursos económicos que por via do seu empregador têm seguros de saúde com condições que lhes são vantajosas e das quais não gostariam de abdicar.
4º É profundamente hipócrita afirmar que o estado fornecerá sempre os piores serviços de saúde a pessoas com fracos recursos. Isso soa mesmo a quem não acredita no Serviço Nacional de Saúde e na razão pela qual foi criado. Se o sistema está um caos é porque deveria ser reorganizado cortando com a burocracia mas não se pode falar em despedir funcionários públicos pois não ? Porque é que não há uma maior informatização do sistema ? Se calhar isso tornaria redundantes alguns empregos... e para pessoas que nem sabem usar um computador não vale a pena dar-lhes formação ?
2 comentários:
Muito bem.
Tambem achei piada a afirmação do dr Soares ao afirmar que o comunismo foi o pior e mais assassino dos regimes. Tudo bem,mas ele ja não aceitou o apoio do PCP para concorrer a Belem?
Enviar um comentário